segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Discurso do Rei

Pôster promocional




 







Direção: Tom Hooper
Elenco: Helena Bonham Carter, Colin Firth, Guy Pearce, Michael Gambon, Geoffrey Rush, Timothy Spall, Jennifer Ehle, Derek Jacobi, Anthony Andrews, Eve Best, Dominic Applewhite, Max Callum
Produção: Iain Canning, Emile Sherman, Gareth Unwin
Roteiro: David Seidler
Fotografia: Danny Cohen
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 118 min.
Ano: 2010
País: Reino Unido/ Austrália
Gênero: Drama
Distribuidora: Paris Filmes







Hoje estou inaugurando essa tag sobre cinema. Aqui vou dar uns pitacos bem amadores sobre filmes que vi e o que achei deles. Esse fim de semana assisti “O Discurso do Rei”, o grande vencedor da noite do Oscar esse ano. É um filme cheio de sensibilidade que conta a história do rei George VI, do Reino Unido.



Colin Firth, no papel principal, interpreta o príncipe Albert, duque de York, o irmão mais novo do príncipe-herdeiro, que abdicou do trono para se casar com uma americana divorciada. Assim, o trono cai de paraquedas na vida daquele príncipe gago, que sendo rei, precisa falar em público, justamente no período inicial da Segunda Guerra. Entra em cena, Lionel Logue, (Geoffrey Rush), que passamos boa parte do filme achando que é um fonoaudiólogo, mas na verdade é um ator decadente usando métodos pouco convencionais, porém à frente de seu tempo para tratar da gagueira do monarca. Isso fica bem claro quando os primeiros especialistas que cuidaram do rei diziam que fumar ajudava a relaxar a garganta, mas Lionel já sabia que o tabaco é um veneno, altamente prejudicial à voz. O clímax do filme acontece quando o rei discursa quase perfeitamente via rádio, anunciando a entrada da Inglaterra no conflito.


Mas, a grande mensagem do filme é a de um rei que teve que descer de toda a sua arrogância e empáfia se quisesse melhorar sua condição, admitir que precisava de um plebeu para ajudá-lo. Sua recompensa? Uma amizade para a vida toda. Lindo.


Mereceu o Oscar de Melhor Filme. Recomendo.

Até a próxima modelagem de ideias,



Pri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário