segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Chegada de Aurélia










 Quero mostrar para vocês meu manequim... Há muito tempo que queria um, para experimentar meus vestidos e também para decorar com muito charme.








Costureira e modelista que se preza tem que ter um desse em casa, ou melhor, uma.... (porque é um corpo feminino). Meu pai improvisou um pedestal de microfone antigo para fazer o suporte do manequim.



O nome dela é Aurélia, uma referência a Aurélia Camargo, protagonista do romance levemente realista de José de Alencar. Veja um breve resumo:



“Publicado em 1875, "Senhora" traz características inequivocamente românticas, como se pode ver pelo núcleo de seu enredo, simples, atrelado aos esquematismos dos dramas de amor do Romantismo: Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixonou-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral.

Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele. Sabendo que Fernando, ainda solteiro, andava em dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido. Na época, o Segundo Reinado, vigora o regime de casamento dotal, em que o pai da noiva (ou, no caso, ela mesma) deveria dar um dote ao futuro marido.

Assim, através de um procurador, Fernando recebe uma proposta de casamento e a aceita sem saber exatamente com quem se casará - interessa-lhe apenas o dinheiro, cem contos de réis, que vai receber por isso. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, ...”

... querem saber mais? Clique aqui para continuar lendo.



De todas as protagonistas da literatura brasileira, ela é minha preferida, por isso nada mais justo do que batizá-la de Aurélia. Ela estará presente em vários posts que estão por vir.

Ah, também aproveitei para organizar o cantinho onde guardo todos os meus tecidos e materiais de costura. Fiz uma cortina bem legal, que cobre e organiza o espaço, acabando com a bagunça.... #ficaadica


olha a Aurélia ali, esperando para ganhar seu pedestal...



O que acharam? Comentem à vontade.

Até a próxima...

Pri.




Nenhum comentário:

Postar um comentário