sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vestido Oriental – parte II



Hoje vou postar a modelagem do vestido oriental que fiz há 2 semanas para minha amiga Gisely. Começando pelo desenho técnico que fiz para mostrar como ele é. Fiz um desenho simulando um floral, pois é como fica mais bonito. O tecido ideal é o cetim de seda.
 



Primeiramente, para confeccionar este vestido gasta-se 2 metros de cetim de seda, pois o corte é enviesado (entenda o que é isso aqui). Corto as costas e a frente que são as maiores partes e depois corto as partes menores.

Vamos aos moldes...



Costas: cortada inteira sem nenhum recorte ou pence.






Frente maior: também sem nada, apenas com a abertura na altura da cava, onde entra a frente menor com o outro lado do ombro.




 


Frente menor: Se encaixa perfeitamente por dentro da frente maior onde leva o aviamento e os botões.





Manga: veja a abertura que dá aquele efeito lindo levantadinho finalizado com um lacinho de rolotê (falarei mais sobre isso em um post futuro).





Gola: é como se fosse uma gola tipo militar só que um pouquinho mais alta. É cortada enviesada duas vezes e uma vez na entretela termocolante para dar um efeito encorpado à gola. (não reparem o uso de jornal para competar o molde... é que na hora do sufoco vale tudo.... rsrsrsrs)...





Acabamentos frente maior e menor: ficam por dentro das respectivas frentes e também levam entretela. Note que os acabamentos não são do mesmo tamanho. O acabamento da frente menor é um pouco mais grosso que o da maior. Isso é muito importante para que os botões fiquem perfeitos.





Viés: são várias tirinhas cortadas enviesadas para fazer os vieses que dão acabamento na manga e os rolotês dos lacinhos.



Bem, gente, é isso. Espero que essa modelagem ajude a quem procura uma ideia de como fazer esse vestido. No próximo post mostrarei o vestido pronto.

Até a próxima modelagem de ideias,

Pri.


6 comentários:

  1. Olá Pri, adorei já estava procurando um tempão este molde, só que gostaria de poder imprimir o molde já pronto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito desse molde. Estava procurando um vestido desse para uma apresentação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Será que se fizer recorte fica bom? tenho impressão que o recorte alonga o corpo

    ResponderExcluir
  4. Caramba,MUITO obrigada pelo tutorial, estava ficando louca tentando achar em algum lugar que explicasse bem. Parabéns pelo trabalho. :) :)

    ResponderExcluir
  5. Como faço para imprimir esse molde já pronto.

    ResponderExcluir
  6. como faço para imprimir esse molde já pronto.

    ResponderExcluir