terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Impressionismo no CCBB



No último sábado, dia 15-12, visitei a exposição dos pintores impressionistas. Suas obras fazem parte do acervo permanente do Museu d'Orsay, em Paris e estão expostas no CCBB daqui do Rio.



A “cereja do bolo” dessa exposição é O Tocador de Pífaro, de Édouard Manet. O que acho interessante nesse quadro é o fundo cinza, parecendo um fundo infinito, destacando apenas o instrumentista e sua arte. Lindo!



 

Vi muitas obras maravilhosas. Separei algumas delas para mostrar a vocês.




Bailarinas subindo escada, Edgard Degas. 



Madame Auguste Darras, Renoir


Gabrielle e Jean, Renoir. Esse é um quadro muito expressivo. O artista retratou sua empregada brincando com seu filho Jean com riqueza de detalhes, e o enquadramento do retrato é perfeito. Toda moldura é preenchida com a figura da mulher e do bebê, mostrando o dia-a-dia com muita sensibilidade.

Noite, James Tissot. Esse quadro é uma verdadeira aula de história da moda. Veja a riqueza de detalhes do vestido amarelo. Toda opulência dos babados, do espartilho, leque, arranjo na cabeça, muito bem retratados.



Vestido Rosa, Bazille


Lírios e a Ponte Japonesa, Monet.




Meninas ao Piano, Renoir. Esse foi meu favorito! Que pintura delicada. Há tinta rosa em todos os matizes criados pelo artista. Pena que essa imagem não consegue traduzir a beleza do quadro real. Todo esse rosa destaca a feminilidade presente no quarto. Gosto de imaginar que esse quadro foi feito para decorar o quarto de duas jovens irmãs. Muito lindo!





Para completar, há uma sala onde a exposição é sensorial. É um espaço para que pessoas especiais possam apreciar toda essa arte.

Na primeira foto, vemos a reprodução do quadro do Degas e um manequim com o figurino de bailarina. Na segunda foto, uma reprodução tridimensional e tátil de um quadro floral que também estava na exposição. Na terceira é o tocador de pífaro entalhado em alto relevo e o último também é uma versão tridimensional do retrato da Madame Darras, do Renoir. Lindo trabalho!




Bem, isso é só um poquinho de tudo que vi e senti. A exposição segue no CCBB até 13 de janeiro e a entrada é franca. Quer visitar? Saiba mais aqui



Até a próxima,



Pri.







Nenhum comentário:

Postar um comentário